Fator Premium

02 – Sistema de acionamento da embreagem a Cabo


 

Olá pessoal, Leonardo da Fator Premium aqui. Hoje vamos continuar falando sobre a embreagem e seu sistema de acionamento, especificamente o cabo da embreagem.

 De acordo com a nossa introdução nós vamos falar sobre o cabo de embreagem, essa peça que trouxemos. Ela faz a comunicação entre o pedal de embreagem e embreagem propriamente dita. Em nosso vídeo anterior nós falamos da importância do sistema de acionamento da embreagem, seus componentes e falamos que de alguma forma deve existir um meio de comunicação entre o pedal de embreagem e a embreagem que está entre o motor e o câmbio, daí surgiu o cabo de embreagem.

O cabo de embreagem nada mais é do que um cabo de aço flexível que é revestido com nylon para diminuir o atrito em seu funcionamento. Na sequência existe essa mangueira que vamos chamar de conduíte que é uma mangueira flexível. Ainda na sequencia essa peça metálica que se chama suporte do cabe de embreagem onde a mesma é fixada na carroceria do carro e na ponta do cabe de embreagem onde vai ser feita a fixação na extremidade do pedal da embreagem. Na outra ponta é onde exatamente iremos fixar o garfo de embreagem onde existe uma curiosidade. Isso na verdade é um fuso, onde podemos fazer a regulagem do acionamento da embreagem (curso da embreagem). Nesse fuso faremos a fixação do cabo da embreagem com o garfo de embreagem. Tudo significa que ao pisar no pedal de embreagem um movimento de alavanca vai puxar o cabo de embreagem e por sua vez na outra extremidade o garfo fixado vai acionar a embreagem.

Iremos falar sobre os pontos positivos e negativos desse sistema via cabo. Ele é um sistema simples por isso é de baixo custo em seu valor e de fácil aplicação e seu valor vária em média de R$ 50,00 a R$ 150,00 aqui no mercado. Já o ponto negativo desse modele via cabo é que com o decorre do tempo e uso vai haver desgaste em seus componentes internos aumentando o atrito fazendo com que o pedal da embreagem venha ficar pesado gerando incomodo ao condutor e em alguns momentos ele pode até se partir. É muito comum chegar um cliente em nossa oficina e pedir para fazer uma lubrificação do cabo e embreagem e quando ele pede isso, é pedido para colar um óleo entre o cabo e o conduíte do de embreagem e o que acaba escorrendo e lubrificando as peças internas. A observação que fazemos como falamos no início no nosso vídeo, o cabo de aço ele é revestido com nylon, e esse revestimento gasto chega ao ponto de o aço entrar em contato com o conduíte aumentando o atrito fazendo que o cabo de embreagem fique pesado. Então quando colocamos o óleo ele só vai melhorar naquele momento e com pouco tempo depois e tende a ficar ruim novamente voltando assim a ficar pesado. Nossa sugestão é: substituir o cabo de embreagem mesmo fazendo um teste, que por sinal é muito eficiente, logo após o desmonte do cabo o mesmo dobrado e feito um acionamento manual. Se o estiver leve e macio significa que ele está bom, mas se o movimento está travando ou pesado significa que o cabo está ruim. Espero que tenham gostado de nossa dica e até o nosso próximo vídeo.