Fator Premium

03 – Sistema de Acionamento da Embreagem Hidráulico


 

Olá pessoal, Leonardo da Fator Premium aqui novamente. Esse nosso terceiro vídeo e vamos falar sobre o acionamento do sistema de embreagem. Em nosso primeiro falamos sobre os principais componentes do sistema de acionamento, no segundo falamos sobre o sistema de acionamento a cabo e agora iremos falar sobre o sistema de acionamento hidráulico que são as bombas, cilindro e atuador de embreagem.

 

Seguindo nossa sequencia iremos falar sobre o acionamento hidráulico da embreagem e trouxe aqui para mostrar, um cilindro mestre da embreagem que iremos chamar de bomba do pedal de embreagem. Esse cilindro é fixado na carroceria próximo a pedal de embreagem e sua extremidade é fixado também na extremidade do pedal da embreagem. Esse cilindro mestre tem uma saída onde há uma comunicação com reservatório que por curiosidade, é o mesmo reservatório que faz a lubrificação do sistema dos freios, um fluido chamado dot4. Geralmente esse reservatório fica acima no nível da bomba e pela força da gravidade o óleo é levado através da mangueira e preenche todo sistema interno. Na outra extremidade teremos mais uma mangueira que faz comunicação com outra bomba.

Essa outra bomba é o cilindro escravo da embreagem que chamaremos também de bomba da caixa de marcha. Sua fixação é na urna, ou seja, caixa externa com contato direto com o garfo de embreagem.O cilindro escravo de embreagem tem uma comunicação direta com a bomba através da mangueira e seu acionamento se dá no momento que pisamos no pedal onde o óleo é comprimido e projetado, aciona o garfo, e na sequencia o kit de embreagem.

 

Trouxemos também o atuador de embreagem que pode vir a substituir o cilindro escravo da embreagem e ao mesmo tempo o garfo de acionamento de embreagem. Tem sua fixação no centro da urna da caixa de marcha e tem uma comunicação direta com o pedal de embreagem através da mangueira e da mesma forma que o cilindro mestre, tem seu acionamento pelo pedal por compressão do óleo e posteriormente o acionamento do colar de embreagem. Esse sistema é mais eficiente agindo mais rápido em todo o conjunto.

Agora vamos falar dos pontos positivos e negativos do sistema de acionamento hidráulico: seu ponto negativo é o alto custo de manutenção. Quanto que um cabo custa em média de R$ 50,00 a R$ 150,00 para substituir, esse sistema tem duas bombas que custam em média cada uns R$ 200,00 a R$ 300,00 (carro popular) e no final com a aplicação o valor pode ficar entre R$ 600,00 e R$ 700,00 reais. Se o carro for importado esse valor vai passar fácil dos R$ 1.000,00 (um mil reais) e fora isso a mão de obra é especializada para a execução do serviço.

O ponto positivo por ser um sistema hidráulico, diminui muito o atrito e faz com que seja uma embreagem mais precisa e mais confortável e tem sua durabilidade muito maior. Além de tudo o fabricante sugere que toda vez que você for trocar o kit (platô, disco e colar) você substitua as bombas de embreagem e por que isso? Quando falamos do sistema por cabo, vale lembrar que a regulagem é manual e é feito conforme o desgaste do sistema, mas quando falamos da regulagem do sistema hidráulico não temos essa opção manual, e sim uma regulagem automática. De acordo com o desgaste da embreagem, o pedal de embreagem vai subindo aumentando o curso o que acontece com um bom tempo, podendo levar de 2 a 4 anos para ter seu kit totalmente desgastado. Na troca do kit pode não ocorrer a perda de pressão de imediato, mas com semanas, podemos ter o sistema comprometido e para não correr o risco da falha, o recomendado é a troca das bombas. Por conta do custo você pode optar por não trocar, mas é preciso ficar ciente desse futuro e breve problema.

 

Para no caso da não troca das bombas, estando seu platô e disco ruins, a dica é que o mecânico faça uma análise de todas as peças do sistema usando uma lanterna. Ele deve procurar abaixo do volante, próximo ao pedal de embreagem, ele deve identificar a haste do cilindro mestre e iluminar o alojamento tentando identificar alguma humidade, caso haja alguma, a peça está condenada, mas se estiver tudo seco é um bom sinal, porem existe a possibilidade de ter algum problema interno. Tudo certo com cilindro mestre, vamos ver o reservatório de óleo e identificar se o mesmo está no nível, e se sua textura está boa. O Dot4 tem geralmente uma cor rosada ou dourada, mas se estiver sujo como graxa e com borras pretas a peça deve ser condenada. Em muitos casos você pode pedir para substituir o óleo, mas a probabilidade das bombas perderem pressão é altíssima. O próximo passo e analisar a bomba externa ou cilindro escravo olhando com detalhe a coifa que deve ter sua graxa na cor branca e nunca presença de óleo por menor que seja, deve ser condenada caso haja óleo na peça. Outra situação é do atuador, que só é visualizada quando a caixa de marcha é arriada. Com o mesmo método da lanterna, o mecânico deve procurar indícios de humidade na peça e por menor que apareça a peça deve ser condenada. Se estiver tudo seco, devemos analisar o rolamento do atuador que deve estar macio, nunca com atrito, ruído ou como se estivesse com areia, essa peça também está condenada e deve ser substituída. Espero que gostem das nossas dicas e espero ver vocês no próximo vídeo.