Fator Premium

Entenda o funcionamento da embreagem


 

Olá pessoal, Leonardo Fernandes com vocês novamente. Hoje iremos falar novamente sobre embreagem e seus principais componentes e funções. Bom pessoal como esse é o nosso primeiro vídeo sobre embreagem, eu acho que vale muito a pena aqui falar sobre seus principais componentes que é o Platô, disco e o rolamento de embreagem. Eu trouxe aqui um platô de embreagem para mostrar para quem não conhece e para os que já conhecem também. Trouxe também o disco de embreagem e o rolamento de embreagem também conhecido como colar de embreagem. O rolamento de embreagem e algumas ocasiões pode ser chamado de atuador de embreagem onde é fixado a uma base onde é acionado pelo processo hidráulico, mas será assunto para um próximo vídeo.

Todas as vezes quando formos falar sobre embreagem, eu sempre gosto de dar importância ao sistema de acionamento, para um bom funcionamento para todo o conjunto. Quando me refiro ao acionamento da embreagem, estou me referindo ao próprio pedal de embreagem e o embuchamento do pedal. Existem carros que trabalham com cabo de embreagem e outros com bomba de embreagem e outros componentes como garfo e luva. Para um bom funcionamento de todo o conjunto, tudo tem que estar em perfeito estado com platô, disco e colar.

A principal função do sistema de embreagem é transmitir a força do torque gerado pelo motor pelo movimento de rotação para o câmbio que é caixa de marcha, e que de forma sincronizada o motor consiga fazer o engate das marchas consequentemente através do sistema de transmissão fazendo com que a rotação possa chegar as rodas, fazendo assim que o carro possa andar.

Outra função importantíssima do sistema de embreagem é absorver e filtrar as vibrações torrenciais geradas pelo motor, diminuindo o ruído e o desgaste do sistema de transmissão. Essa é a nossa dica de hoje e espero você no próximo vídeo.