Mais uma vez aqui: Leonardo Fernandes. Hoje iremos falar sobre amortecedor e o que seria o correto: trocar apenas um amortecedor ou trocar os quatro amortecedores. Acho que nesse primeiro momento vale muito a pena gente falar sobre os tipos de desgaste que o amortecedor possa vir a ter, como estourar, vazar óleo o que é bem comum de acontecer e fácil de ser identificado. Um dos problemas é o travamento do amortecedor, com folga lateral, folga de vácuo e tudo isso são desgastes internos que não são tão fáceis assim serem identificados. O amortecedor inclusive pode estar empenado influenciando na cambagem do carro, isso já é um assunto para o outro vídeo. Acho que nesse primeiro momento vale muito a pena fazer uma pequena simulação: um cliente vai a nossa oficina e solicita a troca apenas do amortecedor dianteiro direito, porque o direito está vazando, está estourado. Já o dianteiro esquerdo ele não tem vazamento, pois segundo ele está bom e sequinho. Não é bem assim. Você pega esse mesmo carro leva para uma outra oficina e o mecânico condena esses mesmos amortecedores dianteiros.
Qual seria o correto agora? Acho que antes de tudo, vamos entender um pouco de como o amortecedor funciona e como são seus componentes internos. O amortecedor apesar de ser feito em aço com robusta estrutura suas partes internas são hidráulicas composta de uma válvula no fundo e um cilindro. Logo acima existe outro eixo que chamaremos de ‘’ASTE’’ com uma válvula fixa.
Com o movimento natural do amortecedor como se fosse um pistão, o óleo vai circular de uma válvula para outra, e conforme a vazão, regulamos a pressão do amortecedor. Segundo o fabricante, com o decorrer da quilometragem entre 60 a 80 mil rodados, cerca de três a cinco anos de uso, é comum que se haja um desgaste natural na passagem de óleo entre as válvulas e com isso a pressão do amortecedor vai se modificando, daí vem aquele termo: amortecedor cansado ou sem ação. Entendendo todo esse processo voltaremos para nossa simulação e deduzimos que o certo conforme recomendação do fabricante, seria trocar os dois amortecedores (par). O cliente pode até querer trocar apenas um amortecedor, mas a probabilidade de incompatibilidade de pressão e algum tipo de ruído é muito alta. Esse tipo de desgaste é o mais comum, mas existem outros tipos de desgaste na estrutura dos componentes. É bom entendermos quais motivos o fabricante sugere a troca sempre do par, nunca apenas uma peça somente. Espero que tenham gostado da nossa dica espero você no próximo vídeo.