Fator Premium

Mitos e verdades sobre amortecedores


 

Mais uma vez aqui: Leonardo Fernandes. Hoje iremos falar sobre amortecedor e o que seria o correto: trocar apenas um amortecedor ou trocar os quatro amortecedores. Acho que nesse primeiro momento vale muito a pena gente falar sobre os tipos de desgaste que o amortecedor possa vir a ter, como estourar, vazar óleo o que é bem comum de acontecer e fácil de ser identificado. Um dos problemas é o travamento do amortecedor, com folga lateral, folga de vácuo e tudo isso são desgastes internos que não são tão fáceis assim serem identificados. O amortecedor inclusive pode estar empenado influenciando na cambagem do carro, isso já é um assunto para o outro vídeo. Acho que nesse primeiro momento vale muito a pena fazer uma pequena simulação: um cliente vai a nossa oficina e solicita a troca apenas do amortecedor dianteiro direito, porque o direito está vazando, está estourado. Já o dianteiro esquerdo ele não tem vazamento, pois segundo ele está bom e sequinho. Não é bem assim. Você pega esse mesmo carro leva para uma outra oficina e o mecânico condena esses mesmos amortecedores dianteiros.

Qual seria o correto agora? Acho que antes de tudo, vamos entender um pouco de como o amortecedor funciona e como são seus componentes internos. O amortecedor apesar de ser feito em aço com robusta estrutura suas partes internas são hidráulicas composta de uma válvula no fundo e um cilindro. Logo acima existe outro eixo que chamaremos de ‘’ASTE’’ com uma válvula fixa.

Com o movimento natural do amortecedor como se fosse um pistão, o óleo vai circular de uma válvula para outra, e conforme a vazão, regulamos a pressão do amortecedor. Segundo o fabricante, com o decorrer da quilometragem entre 60 a 80 mil rodados, cerca de três a cinco anos de uso, é comum que se haja um desgaste natural na passagem de óleo entre as válvulas e com isso a pressão do amortecedor vai se modificando, daí vem aquele termo: amortecedor cansado ou sem ação. Entendendo todo esse processo voltaremos para nossa simulação e deduzimos que o certo conforme recomendação do fabricante, seria trocar os dois amortecedores (par). O cliente pode até querer trocar apenas um amortecedor, mas a probabilidade de incompatibilidade de pressão e algum tipo de ruído é muito alta. Esse tipo de desgaste é o mais comum, mas existem outros tipos de desgaste na estrutura dos componentes. É bom entendermos quais motivos o fabricante sugere a troca sempre do par, nunca apenas uma peça somente. Espero que tenham gostado da nossa dica espero você no próximo vídeo.

 

Deixe seu Comentário

You must be logado postar um comentário.