A força que é gerada pelo motor possui um caminho até chegar nas rodas. Passando pelo motor, embreagem, caixa de marcha até chegar ao eixo da junta homocinética. A junta homocinética serve para transmitir a força do sistema de transmissão, para as rodas, o que permitir que as rodas girem mesmo quando mudar de direção ou passa por buracos.
Como perceber que o sistema de Junta Homocinética do seu carro estar com problemas?
Os problemas na junta homocinética podem ser percebidos pelo propicio motorista, tanto com o carro em movimento como em manobras. Neste primeiro caso, pode surgir um barulho de atrito metálico, já no caso do problema ser percebido enquanto efetua manobras, o motorista percebera que acontecerá estalos. Nos dois casos a cima, é sinal de que o conjunto está com excesso de folga, e a solução é trocá a Junta Homocinética.
Uma solução de emergência, caso se possa intervir logo no primeiro sinal de desgaste, é desmontar a coifa, remover a junta homocinética, limpá-la e trocar a graxa (além de trocar a própria coifa, se estiver estragada). Procure um mecânico de sua confiança, pois sua troca requer ferramentas apropriadas e em geral o custo de sua manutenção não é alto.