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Massa Suspensa e Não Suspensa

De um carro simples a um carro super premium, existe um sistema chamado de  MASSA MOLA, que são as ligações entre as relações entre as massas. Esse sistema divide-se em massa não suspensa e massa suspensa do veículo. E o que vem a ser isso?

*Massa não suspensa são formadas pelas maiorias das peças de suspensão, direção, rodas, pneus, sistema de freio entre outras. Na maioria dos veículos, a parte de freios e transmissão são classificados como não suspenso.

*Já a Massa suspensa são todas as peças que ficam sustentadas pelas molas da suspensão dianteira e traseira, como a carroceria e consequentemente as peças fixadas a ela.

Essas massas, citadas acima, são ligadas pelo conjunto amortecedor, mola e os componentes complementares auxiliares da suspensão, servindo de suporte e articulações, e assim, permitindo que o conjunto (amortecedor e mola) trabalhe através de uma certa calibragem, buscando dessa forma uma sintonia perfeita.

Na grande maioria dos veículos, a busca pelo menor peso é importante tanto nas massas não suspensas (diminuindo os esforços dos componentes em percorrer as deformações da pista) influenciando assim nas cargas de energia que afetam a dinâmica veicular. Já na massa suspensa, ser leve também é o grande desafio, pois temos que levar em consideração o centro de gravidade juntamente com uma distribuição de peso adequado, pois o objetivo é encontrar uma harmonia entre essas massas. A dinâmica veicular influencia diretamente na estabilidade, performance, frenagem, consumo entre outras. Dessa forma, podemos dizer que um dos grandes objetivos do amortecedor é evitar oscilações dinâmicas das massas suspensa e não suspensa.

Além disso, é preciso considerar os esforços, as transferências de massas entre os pontos, a questão dos balanceamentos, centro de gravidade, a interferência da aerodinâmica e outros detalhes, pois os veículos estão sempre em movimento. Nas acelerações arremessando o corpo para trás e para frente, movimento esse chamado de Pitch; nas acelerações laterais (balanço entre os lados esquerdo e direito) chamado de Row e nas subidas e descidas, chamado de Yaw. Então, uma suspensão bem projetada irá atender as características do projeto, encontrando a melhor relação entre a estabilidade x conforto, e consequentemente uma dinâmica veicular aprimorada.

REFERENCIAS: CURSO NAKATA

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